sexta-feira, 11 de abril de 2008

Honda Accord 2008: sedã de luxo em novo nível


(GAzeta do Sul) Algumas características estão ainda mais acentuadas, como elegância, luxo e conforto. O Honda Accord 2008 é praticamente um outro carro. São inúmeras transformações que demonstram essa afirmação. Do design externo e espaço interior à sua potência e à aplicação de sistemas inovadores. O modelo, segundo a montadora, será responsável por elevar o segmento sedã de luxo a um nível superior dentro da indústria automotiva.

A oitava geração do Accord, a quinta importada para o Brasil, pode ser considerada a maior evolução em toda sua história. A versão EX V6, por exemplo, recebeu um motor de 278 cavalos de potência, o que representa um acréscimo de 38 cavalos em comparação com a anterior. E mais: vem com a avançada tecnologia VCM2 (Variable Cylinder Management), que tem a responsabilidade de identificar a necessidade de utilizar 3, 4 ou 6 cilindros do motor. Com isso, se torna mais econômico e consegue reduzir a emissão de gases poluentes. A versão LX também “cresceu” e passa a ser produzida com 156 cavalos (antes, tinha 150).

Na parte interna do veículo, um espaço amplo e confortável define muito bem as alterações. Essa nova geração passa a ter 12 centímetros a mais em seu comprimento. Desta forma, oferece ainda mais comodidade aos seus ocupantes. E não pára por aí. A versão EX V6, a top de linha, dispõe de um sistema de áudio premium, com espaço para seis CDs, MP3 e subwoofer, que acentua os sons graves.

A segurança é um capítulo à parte. O Accord chega ao País com apoio de cabeça ativo, para evitar o efeito-chicote, que pode lesar a coluna em caso de acidente. Entre outros itens, também foi projetado com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e dispersão de impactos em uma grande área.

Basta olhar para perceber as alterações em comparação com a geração anterior. Novos contornos realçaram o visual do modelo. Uma nova grade dianteira foi incorporada ao veículo, que recebeu um toque esportivo graças aos faróis com lentes de perfis acentuados e lanternas modernas com lâmpada única, além da ponteira do escapamento cromada (uma saída para a versão LX e duas para a EX).

Na lateral, maçanetas da cor do carro na versão LX e cromadas na versão EX V6, que conta também com teto solar elétrico e sensor de chuva que aciona automaticamente os limpadores de pára-brisa.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

TOYOTA DIMINUI O PREÇO DO NOVO COROLA


(G1) Uma semana após o lançamento do novo Corolla, a Toyota divulgou uma nova tabela depreços do seda reduzindo em quase R$ 1 mil o valor do carro.

O modelo mais barato do novo Corolla, o XLi 1.8 com câmbio manual, caiu de R$ 62.000 para R$ 61.090 para o Sul/Sudeste. A versão com câmbio automático, que custava R$ 66.000, sai agora por R$ 65.090.

O Corolla XEi, modelo que, de acordo com o fabricante, deverá ser o mais vendido, diminuiu de R$ 68.500 (câmbio manual) ou R$ 72.500 (automático), teve preços corrigidos para R$ 67.590 e R$ 71.590.

O topo de linha, Corolla SE-G, que iria custar R$ 87.300, será comercializado por R$ 86.360.

A Toyota espera com o novo Corolla recuperar o terreno perdido para o Honda Civic na disputa dos sedãs médios. O Civic tem preços sugeridos de R$ 65.460 a R$ 85.235 para o Sul/Sudeste.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

NOVO FORD KA


(Gazeta do Sul)- Ainda são poucas unidades que circulam nas ruas, mas o novo Ka vem despertando a curiosidade de quem vê o carro de entrada da Ford. Avaliamos o modelo que foi lançado ao público em janeiro deste ano e o novo Ka mostra que já é um grande sucesso no mercado. As filas de espera para conseguir o carro que o dizem. Por onde passa, chama atenção não só pelo seu bonito e moderno design, mas também pelo seu tamanho, agora maior que o modelo anterior.

Em desempenho, o novo Ka manteve o comportamento “esperto” do antigo. Na cidade, o compacto se destacou pela sua agilidade. E na estrada enfrenta curvas com equilíbrio e rapidez, graças a sua suspensão (dura) e também ao acerto preciso da direção. O modelo que a Ford nos cedeu para teste durante dez dias foi um 1.0 Flex, muito bem equipado. O Ka já vem como modelo 2009 e sua versão de entrada (produzida atualmente somente com duas portas) custa R$ 25,19 mil, já equipada com travas elétricas de acionamento automático a 15 km/h, abertura do porta-malas por botão e alarme. Já a versão com o kit Class, a mais completa (como a avaliada), sai por R$ 30,8 mil, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

A Ford conseguiu, nessa nova geração do Ka, unir vários bons aspectos dos rivais. Como o porta-malas, agora com 263 litros (antes eram 186), espaço para cinco ocupantes e interior mais caprichado. O comportamento dinâmico, qualidade raramente presente no segmento, é percebido ao dirigir o carro. Esse DNA está presente em todo o conjunto e é notado no desempenho do motor 1.0 de 73 cavalos de potência, quando abastecido com álcool.

Com o preço da gasolina favorável ao consumidor, utilizamos esse combustível na maior parte do uso do carro. O motor com gasolina comum gera 70 cavalos, mas perde força com o ar-condicionado ligado. O câmbio de cinco marchas tem engates precisos, com marchas bem escalonadas. Além de proporcionarem agilidade no trânsito da cidade, garantem mais economia de combustível. O tanque com capacidade para 45 litros garante uma boa autonomia, já que na cidade registramos a média de 12,4 km/litro e na estrada (plana) o consumo foi de 16,1 km/litro, sempre com gasolina.

RENAULT LANÇA CLIO MAIS BARATO


(Autonews)- A Renault do Brasil iniciou ontem (1º) a comercialização da versão Campus do Clio, que chega para substituir a versão Autentique e assumir o posto de modelo de entrada da marca por R$ 25.910. Segundo o fabricante, o reposicionamento de preço se deu por causa do recém-lançado Sandero, cujo preço, sugerido em R$ 29.990, brigava diretamente com o do Clio Autentique, que custava R$ 28.690 na versão quatro portas. Outro rival interno era o Logan, que apesar de atuar no segmento de sedãs compactos tem preço de tabela a partir de R$ 28.990.

Desta forma, a nova versão do Clio passa a brigar diretamente com os modelos de entrada do Chevrolet Celta (R$ 26.128), Ford Ka (R$ 25.190), Fiat Palio Fire (R$ 23.180) e VW Gol City (R$ 26.530). O motor 1.0 16V Hi-Flex, que gera 77 cv de potência quando abastecido apenas com álcool, é a única opção da linha Campus, disponível somente na versão de carroceria hatchback. O carro também dispõe da versão com quatro portas, que é vendida por R$ 27.310.

Com a intenção de comercializar 8.000 unidades do Clio Campus até o final do ano, a Renault oferece de série pára-choques pintados na cor da carroceria e acendedor de cigarros. A lista de equipamentos opcionais inclui ar-condicionado, direção hidráulica, brake-light, alarme, desembaçador do vidro traseiro, entre outros. O catálogo de cores, por sua vez, conta com seis opções, sendo três sólidas (Branco Glacier, Preto Opaque e Vermelho Vivo) e três metélicas: Bege Angorá, Cinza Fiord e Prata Boreal.

terça-feira, 1 de abril de 2008

AUDI R8 RECEBE V10 TURBO COM 580 CAVALOS


(Autoportal)Enquanto prossegue a escolha de um motor diesel, que tanto pode passar pelo V12 TDi de 500 cavalos como pelo V8 TDi de 326 cavalos, para uma versão diesel do R8, a Audi está a preparar o «supra sumo» do seu aclamado desportivo.

Em declarações à «Autocar», Wolfgang Hatz, responsável pelo departamento de motores da marca Alemã, confirmou que o R8 vai receber uma versão de alta performance, equipada com uma mecânica V10 biturbo de 580 cavalos, oriunda da RS6 Avant, mas que não se vai chamar RS8, para evitar equivocos com uma suposta versão desportiva da berlina A8. Isto poderá reflectir-se numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos. A velocidade máxima, como é sabido, estará limitada aos 250 km/h.

Quanto ao facto de um protótipo equipado com este motor, se ter incendiado em Nurburgring, no ano passado, devido a problemas de sobreaquecimento, parece que o problema está ultrapassado, com Wolfgang Hatz a afirmar que "o sobreaquecimento já não é problema". Segundo a «Autocar», o problema do sobreaquecimento foi resolvido com a adopção de uma entrada de ar sobre o tejadilho, vista no protótipo R8 V12 TDi.

Com base nas palavras de Hatz, o R8 V10 será apresentado no segundo trimestre de 2009.

FIAT LANÇA FIORINO COMBI


(Auto Hoje) O Fiat Fiorino Combi já está à venda no mercado italiano. Em Itália, o modelo é proposto nas versões Combi e Combi SX, com preços a partir dos 9.950 euros (incluindo taxas).

Aquela que é a variante de passageiros do Fiorino pode levar até cinco pessoas e 175 kg de carga. Mede 3.96 metros de comprimento, 1.72 de altura e 1.71 de largura.

As opções de motores compreendem o 1.4 a gasolina com 73 cv de potência e o turbodiesel 1.3 Multijet com 75 cv.