quarta-feira, 2 de abril de 2008

NOVO FORD KA


(Gazeta do Sul)- Ainda são poucas unidades que circulam nas ruas, mas o novo Ka vem despertando a curiosidade de quem vê o carro de entrada da Ford. Avaliamos o modelo que foi lançado ao público em janeiro deste ano e o novo Ka mostra que já é um grande sucesso no mercado. As filas de espera para conseguir o carro que o dizem. Por onde passa, chama atenção não só pelo seu bonito e moderno design, mas também pelo seu tamanho, agora maior que o modelo anterior.

Em desempenho, o novo Ka manteve o comportamento “esperto” do antigo. Na cidade, o compacto se destacou pela sua agilidade. E na estrada enfrenta curvas com equilíbrio e rapidez, graças a sua suspensão (dura) e também ao acerto preciso da direção. O modelo que a Ford nos cedeu para teste durante dez dias foi um 1.0 Flex, muito bem equipado. O Ka já vem como modelo 2009 e sua versão de entrada (produzida atualmente somente com duas portas) custa R$ 25,19 mil, já equipada com travas elétricas de acionamento automático a 15 km/h, abertura do porta-malas por botão e alarme. Já a versão com o kit Class, a mais completa (como a avaliada), sai por R$ 30,8 mil, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

A Ford conseguiu, nessa nova geração do Ka, unir vários bons aspectos dos rivais. Como o porta-malas, agora com 263 litros (antes eram 186), espaço para cinco ocupantes e interior mais caprichado. O comportamento dinâmico, qualidade raramente presente no segmento, é percebido ao dirigir o carro. Esse DNA está presente em todo o conjunto e é notado no desempenho do motor 1.0 de 73 cavalos de potência, quando abastecido com álcool.

Com o preço da gasolina favorável ao consumidor, utilizamos esse combustível na maior parte do uso do carro. O motor com gasolina comum gera 70 cavalos, mas perde força com o ar-condicionado ligado. O câmbio de cinco marchas tem engates precisos, com marchas bem escalonadas. Além de proporcionarem agilidade no trânsito da cidade, garantem mais economia de combustível. O tanque com capacidade para 45 litros garante uma boa autonomia, já que na cidade registramos a média de 12,4 km/litro e na estrada (plana) o consumo foi de 16,1 km/litro, sempre com gasolina.

Nenhum comentário: