quinta-feira, 29 de maio de 2008

Híbridos Jaguar e Land Rover dentro de 5 anos

A Jaguar e a Land Rover já têm em marcha o desenvolvimento de veículos híbridos. A recente aquisição das duas marcas por parte da Tata Motors resultou numa injecção de capital, que lhes permite uma forte aposta no domínio das soluções «limpas» como forma de responderem às cada vez mais exigentes normas ambientais, mas também para ser manterem na peugada dos seus principais rivais.

Em desenvolvimento encontra-se um bloco diesel de seis cilindros com 3 litros, uma versão renovada do actual 2,7 litros e um novo V8 de 5 litros com injecção directa, a serem utilizados como base para três novos propulsores híbridos. Uma nova transmissão ZF de oito velocidades será a peça chave para o desenvolvimento dos novos modelos.

As duas marcas estão também interessadas no motor eléctrico Dynastart da ZF, um sistema que substitui o conversor de binário e que será utilizada na próxima geração do Mercedes Classe S. Além disso, a Land Rover estará a ponderar utilizar uma solução conhecida internamente como «Electric Rear Axle Drive», que consiste num motor eléctrico montado na traseira dos seus veículos.

A primeira aparição dos modelos híbridos da Jaguar e Land Rover, nunca acontecerá antes de 2013.
.
Saiba mais (autoportal.iol.pt)

Nenhum comentário: