quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nissan GT-R, de 487 cv

Godzilla é um ser fictício que se transformou num ícone da cultura pop japonesa. Seu tamanho e ferocidade fascinam pelo medo, mas o monstro-herói também é dócil. Com características idênticas, o Nissan Skyline GT-R ganhou logo o apelido do bicho quando sua terceira geração foi lançada, em 1989.

No novo GT-R, a alcunha cai ainda melhor. Feroz se provocado, mas manso quando tratado com cuidado, o superesportivo foi criado para encarar modelos como o Porsche 911 Turbo, por exemplo.

Desenvolvido em três anos e meio e apresentado no final de 2007, o modelo leva apenas a sigla que fez sucesso mundial amparada pelos jogos de videogame. No mais, é novo do assoalho ao teto. E foi avaliado pelo JC no autódromo do Estoril, em Portugal. A má notícia é que a Nissan não pretende vendê-lo no Brasil.

Mesmo para os não iniciados o GT-R é fácil de guiar. No painel há teclas que alteram o funcionamento do câmbio, amortecedores e controles de tração e estabilidade. Pode-se optar por três modos: conforto, normal e a apimentada 'R', de racer. As marchas podem ser trocadas manualmente por hastes na coluna de direção.Supra-sumo da tecnologia, o GT-R tem sistema multimídia (com tela no painel) em que são exibidos dados de desempenho. O aparato foi desenvolvido pelos criadores do game Gran Turismo.E o monstro ainda pode abrigar quatro pessoas, além de 315 litros de bagagem no porta-malas. Viagem feita a convite da Nissan.

O melhor de tudo é fazer curvas com ele e perceber sua enorme capacidade de contorná-las. Equilibrado, o GT-R mantém-se agarrado ao traçado. Os números traduzem essa perfeição: apenas 3,5 segundos para acelerar da imobilidade a 100 km/h e 312 km/h de velocidade máxima, de acordo com a Nissan. Os freios, a disco nas quatro rodas, são da Brembo. Feitos de aço, têm tanta eficiência quanto os de cerâmica.
Saiba mais (estadao.com.br)

Nenhum comentário: